REFLEXÕES EM TORNO DA INTERCULTURALIDADE NA UNIVERSIDADE
Resumo
Em 2016, foi organizada na Reunião Brasileira de Antropologia (RBA) uma mesa redonda para discutir “Interculturalidade na Universidade Brasileira: tensões, conflitos e desafios”. As ações afirmativas no Brasil têm aumentado o acesso ao ensino superior a estudantes negros e indígenas de graduação e pós-graduação. Desde então, as universidades públicas têm enfrentado novos desafios para apoiar financeiramente esses estudantes durante sua trajetória acadêmica. Além disso, a diversidade cultural, social, política e histórica que trazem esses estudantes também tem desafiado as pedagogias hegemônicas e suas epistemologias, bem como impôs novas estratégias ao processo de ensino. Por fim, esse contexto acadêmico intercultural também reivindica professores e pesquisadores que representem esses grupos em termos de diversidade como umas das condições para esse projeto político e epistemológico. Este ensaio textualiza algumas das ideias apresentadas nesta mesa, abordando interculturalidade e projetos interculturais acadêmicos, em curso, no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-05-30
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.