A REBELIÃO INDÍGENA NA UFOPA E OS DESAFIOS DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO SUPERIOR
Resumo
O artigo trata das barreiras reais para a efetivação da interculturalidade na perspectiva dos indígenas no ensino superior. E mostra como, a partir da entrada de um número cada vez maior de indígenas, quilombolas e negros nas universidades brasileiras, através de processos diferenciados de seleção e da Lei de Cotas, tornaram se mais frequentes atitudes abertas de desrespeito e racismo contra estes estudantes. A presença dos indígenas num espaço onde até então estavam ausentes ou invisíveis fez o racismo se mostrar mais ostensivo. No entanto, os estudantes indígenas organizados em coletivos nas universidades têm denunciado tais práticas, além de reivindicar bolsas e políticas de acompanhamento. Um exemplo foi a rebelião dos estudantes indígenas na UFOPA, em 2015. Liderados pelo Diretório Acadêmico Indígena (DAIN), eles demonstraram a seus professores e à Administração Superior da Universidade que se sentiam discriminados e reivindicavam mais respeito. Isso mostra que os estudantes estão se apropriando dos conceitos e ideias das próprias ciências sociais sobre racismo e colonialidade do saber, entre outros, para estimular as universidades à adoção de práticas interculturais.Downloads
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Publicado
2019-05-30
Edição
Seção
Dossiê
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