VISUALIZANDO O CORPO: TEORIAS OCIDENTAIS E SUJEITOS AFRICANOS
Resumo
Trata-se aqui da mudança epistemológica ocasionada pela imposição das categoriais
ocidentais de gênero no discurso Yorubá. Uma vez que há um fundamento epistemológico claro para o conhecimento cultural, a primeira tarefa deste estudo é entender as bases epistemológicas tanto da cultura Yorubá, quanto da cultura ocidental. Esse esforço é melhor descrito como arqueológico, na medida em que se preocupa em revelar onde estão escondidos os pressupostos mais básicos, tornando explícito o que tem sido meramente implícito, desenterrando as premissas tomadas como corretas e que são subjacentes aos conceitos de pesquisa e teoria. Apenas quando essas premissas são expostas é que elas podem ser debatidas e desafiadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.