APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO NA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DO CRIME: A ANÁLISE CRIMINAL NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
Resumo
Analisamos o panorama das contribuições das Tecnologias do Conhecimento e da
Informação voltadas à Análise Criminal e sua aplicação pelas organizações policiais no Brasil e na América Latina para a prevenção e redução da criminalidade. Discutimos diversas teorias da criminologia ambiental, em especial a Teoria das Oportunidades e a Teoria das Atividades Rotineiras, uma vez que elas explicam as conexões entre ambiente urbano e criminalidade e, assim, fundamentam o desenvolvimento e aplicação da Análise Criminal. Nessa discussão, retomamos o debate sobre o ciclo da Análise Criminal enfatizando a coleta, conferência, análise e apresentação dos dados e a produção do conhecimento sobre os padrões de crime e as ações de prevenção e redução. Na conclusão propomos a criação do Centro de Análise Criminal como unidade de produção de conhecimento, gestão e planejamento operacional para as
organizações policiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.