DESAFIOS PARA O ENSINO DA CULTURA E HISTÓRIA DA ÁFRICA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS AFRICANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
Este texto apresenta e analisa uma experiência pedagógica realizada em escola pública baiana com a utilização de jogos africanos no ensino médio. O trabalho desenvolvido se coloca como uma atividade curricular que se ocupa com a problemática das metodologias adequadas para a inserção dos estudos africanos na educação básica. Trata-se fundamentalmente de discutir os desafios que os docentes encontraram a partir da necessidade de se trabalhar a África nas escolas. No texto é apresentada uma ideia central de que os jogos africanos podem se constituir em instrumentos mediadores para uma práxis pedagógica que possa auxiliar no ensino da história e cultura africanas. Esta assertiva é demonstrada pela descrição e análise da experiência desenvolvida em escola pública na cidade de Salvador.Downloads
Referências
MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação, 2008.
_____. O que é africanidade. In: Vozes da África – Biblioteca Entre Livros. Editora Duetto, edição especial n.6, 2007, p. 8-13.
SERRANO, Carlos e WALDMAN, Mauricio. Memória D’áfrica: A Temática Africana em Sala de Aula. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Maria José Lopes da. As Artes e a Diversidade Étnico-Cultural na Escola Básica. In: MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.
ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.