DESAFIOS PARA O ENSINO DA CULTURA E HISTÓRIA DA ÁFRICA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS AFRICANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • Elizabeth de Jesus da Silva Universidade Federal da Bahia - UFBA

Resumo

Este texto apresenta e analisa uma experiência pedagógica realizada em escola pública baiana com a utilização de jogos africanos no ensino médio. O trabalho desenvolvido se coloca como uma atividade curricular que se ocupa com a problemática das metodologias adequadas para a inserção dos estudos africanos na educação básica. Trata-se fundamentalmente de discutir os desafios que os docentes encontraram a partir da necessidade de se trabalhar a África nas escolas. No texto é apresentada uma ideia central de que os jogos africanos podem se constituir em instrumentos mediadores para uma práxis pedagógica que possa auxiliar no ensino da história e cultura africanas. Esta assertiva é demonstrada pela descrição e análise da experiência desenvolvida em escola pública na cidade de Salvador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth de Jesus da Silva, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia. Doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Referências

MUNANGA, Kabengele. Apresentação. In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação, 2008.

_____. O que é africanidade. In: Vozes da África – Biblioteca Entre Livros. Editora Duetto, edição especial n.6, 2007, p. 8-13.

SERRANO, Carlos e WALDMAN, Mauricio. Memória D’áfrica: A Temática Africana em Sala de Aula. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Maria José Lopes da. As Artes e a Diversidade Étnico-Cultural na Escola Básica. In: MUNANGA, Kabengele (Org). Superando o Racismo na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2008.

ZASLAVSKY, Claudia. Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.

Downloads

Publicado

2018-05-29