POLÍTICAS DE IGUALDADE RACIAL E EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Autores

  • Matilde Ribeiro Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileiro - UNILAB.

Resumo

O artigo Políticas de igualdade racial e educação superior: Perspectivas e desafios é composto por quatro itens: Políticas de igualdade racial em âmbito nacional e internacional; Educação étnico-racial: lutas antigas, conquistas recentes; Ensino superior no Brasil e a relação com o Continente Africano; e considerações finais. As formulações vislumbram contribuir com as reflexões atuais, à luz da luta histórica por ações afirmativas direcionada pelo Movimento Negro e organização de mulheres negras, tendo como um dos caminhos a negociação com o Estado. O desenvolvimento das políticas de cotas nas universidades públicas e a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB são exemplos de avanços, mas também de instigantes debates (com fortes posicionamentos favoráveis e contrários) promovidos no seio da sociedade brasileira. Os debates e reflexão acerca das políticas de igualdade racial e educação superior demonstram que necessário se faz o acompanhamento e o monitoramento das mesmas, visando repactuações e negociações para sua continuidade e efetivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matilde Ribeiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileiro - UNILAB.

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP). É professora e diretora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileiro (UNILAB), Campus Malês, em São Francisco do Conde/Bahia. Foi Secretária Adjunta na Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo (2013-2014) e Ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal (2003/2008).

Referências

BARBOSA, Alexandre de Freitas (org.). Análises e Propostas. Cenário do desenvolvimento do Brasil. Fundação Friedrich Ebert - FES. São Paulo. 2011.

BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan. Brancos e Negros em São Paulo. Ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestações atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulistana. 4ª ed. Editora Global. São Paulo. 2008.

BRASIL. Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Estatuto da Igualdade Racial. Brasília, 2011.

_______. _______. Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial - PLANAPIR. Brasília, 2009.

_______. _______. Revisão de Durban. Brasília, 2009.

_______.________. Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Brasília, 2003.

_______. Ministério da Cultura/ Fundação Cultural Palmares. A grande refazenda: África e Diáspora pós II CIAD. Brasília, 2007.

________. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, 2003. 35 p.

CENCI, Ângelo Vitorio e FÁVERO, Altair Alberto. Notas sobre o papel da formação humanística na universidade. Revista Pragmatéia Filosófica - Ano 2 - Nº 1, Out. 2008.

GONÇALVES, Luiz Alberto Oliveira. Negros e educação no Brasil. In: LOPES, E. M. et al. 500 anos de Educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 325-46.

_______; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves. Movimento Negro e Educação. Revista Brasileira de Educação, n. 15, set./out./nov./dez., 2000.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de Negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

HENRIQUES, Ricardo; CAVALLEIRO, Eliane. Educação e Políticas Públicas Afirmativas: elementos da agenda do Ministério da Educação. In: SANTOS, Sales Augusto (org.). Ações Afirmativas e Combate ao Racismo nas Américas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 211-27.

LUCKESI, Cipriano [et. al]. Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 13ª Edição. São Paulo: Cortez, 2003.

MAESTRI, Mário. O Escravismo no Brasil. São Paulo: Atual, 1994.

MARCHA Zumbi contra o Racismo, pela Cidadania e a Vida. Por uma Política Nacional de Combate ao Racismo e a Desigualdade Racial. Brasília: Cultura Gráfica e Editora Ltda., 1996.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para Entender o Negro no Brasil de Hoje: História, realidades, problemas e caminhos. São Paulo: Global e Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação, 2004.

OLIVEIRA, Gledson Ribeiro [Et al.]. Cá e Acolá - Experiências e Debates Multiculturais. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

OLUKOSHI, Adebayo. Possibilidades e limites de uma cooperação ampla entre a África e o Brasil. In: COELHO, Pedro Mota Pinto; SARAIVA, José Flávio Sombra (orgs.). Fórum Brasil-África: Política,Cooperação e Comércio. Brasília: Instituto Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI, 2004.

PAIXÃO, Marcelo. Manifesto Antirracista: Ideias em prol de uma utopia chamada Brasil. Rio de Janeiro: DP&A; LPP/UERJ, 2006.

RIBEIRO, Matilde. Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil (1986-2010). Rio de Janeiro: Editora Garamond Universitária, 2014.

________. O Movimento Negro como agente ativo na construção de políticas de igualdade racial. In: As Políticas de Igualdade de Igualdade Racial: Reflexões e perspectivas. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2012.

SHERER-WARREN, Ilse. Redes Emancipatórias: Nas lutas contra a exclusão e por direitos humanos. 1. ed. Curitiba, 2012.

SILVERIO, Valter Roberto. Evolução e contexto atual das políticas públicas no Brasil: educação, desigualdade e reconhecimento. In: PAULA, M.; HERINGER, Rosana. Caminhos Convergentes: Estado e Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, ActionAid, 2009. p. 13-38.

UNILAB. Diretrizes Gerais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Redenção/Ceará, 2010.

UNILAB. UNILAB: Caminhos e Desafios Acadêmicos da Cooperação Sul-Sul. Redenção/Ceará, 2013.

VISENTINI, Paulo G. Fagundes. As relações Brasil-África: da indiferença à cooperação. In: VISENTINI, Paulo G Fagundes; RIBEIRO Luis Dario Teixeira e PEREIRA, Ana Lúcia Danilevicz (Orgs.). História da África e dos Africanos. 2ª Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2018-05-29