UNILAB - UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA: O DESAFIO DE UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA NA PERSPECTIVA DA COOPERAÇÃO SUL-SUL

Autores

  • Nilma Lino Gomes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Aristeu Rosendo Pontes Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab
  • Tomaz Aroldo da Mota Santos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), uma universidade pública federal brasileira, cujo propósito é realizar a cooperação Sul-Sul entre o Brasil e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em especial, os africanos. Criada pela Lei Federal nº 12.289/2010, as suas atividades letivas tiveram início em 25 de maio de 2011, Dia da África.  No momento atual, ano de 2017, a instituição conta com seis anos de existência, e encontra-se em um desafiador processo de implementação tais como: construção de infraestrutura física, atividades de ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação e internacionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilma Lino Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia (Universidade de Coimbra). Professora associada da graduação e pós-graduação da FAE/UFMG. Foi a segunda reitora pró-tempore da Unilab (2013-2014). Foi ministra das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos do governo da presidenta legitimamente eleita, Dilma Rousseff – Brasil. É bolsista de produtividade 2 do CNPq.

Aristeu Rosendo Pontes Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab

Doutor em Física na Universidade Livre de Berlim e pós doutor pelas Universidades Livre de Berlim e Federal do Ceará. Professor efetivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, tendo atuado como diretor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (2013-2015). É vice-reitor pró-tempore da UNILAB (2014-) e bolsista FUNCAP de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica.

Tomaz Aroldo da Mota Santos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutor em Imunologia (Instituto Pasteur, Paris). Professor associado do ICB/UFMG. Foi reitor da UFMG(1994-98). É reitor pró-tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) (2015-2017).

Referências

BRASIL. Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010. Dispõe sobre a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 138, 21 jul. 2010. Seção I, p. 4.

BARRETO, André. V. Cultura da cooperação: subsídios para uma economia solidária. In: SOUZA, A. R. et al. (Org.). Uma outra economia é possível. São Paulo: Contexto, 2003. p. 287– 314.

DIÓGENES, Camila Gomes e AGUIAR, José Reginaldo(Org.). UNILAB: caminhos e desafios acadêmicos da cooperação Sul-Sul. Redenção, UNILAB, 2013.

GOMES, Nilma Lino; BORGES, Edson e RUBIO, Cássio Florêncio. A UNILAB, a RIPES e a cooperação acadêmica internacional na comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP). In: AULP. (Org.). XXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. 1aed.Macau, RAEM, China: AULP, 2014, v. , p. 329-343.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro e educação: ressignificando e politizando a raça. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, Sept. 2012 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302012000300005&lng=en&nrm=iso>. access on 03 de março de 2017.

_____; VIEIRA, Sofia Lerche . Construindo uma ponte Brasil-África: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Revista Lusófona de Educação, v. 1, p. 75-88, 2013.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB. Proposta do Projeto Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES) para a Cooperação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 2012.

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA – UNILAB. Diretrizes Gerais. 2010.

Downloads

Publicado

2018-05-29