Chamada para dossiê: Militares e sociedade no Brasil contemporâneo - velhos problemas, novas abordagens

2023-01-21

As Forças Armadas brasileiras se constituem em importante ator político no Brasil desde o período de instauração do regime republicano. Ora agindo em prol da legalidade constitucional, ora em defesa da mudança na ordem política, os militares estiveram sempre envolvidos – mais ou menos – com o poder político e civil. Após o fim da ditadura civil-militar, e sobretudo após a sociedade ter conhecimento dos abusos a direitos humanos, violências, torturas e assassinatos de opositores ao regime durante tal período (1964-1985), os militares passaram a adotar um perfil de baixa intensidade na participação no debate público, embora não tenham abandonado a produção e circulação de ideias em jornais, blogs, páginas de internet e toda uma rede de grupos de pressão que produzia e reproduzia as teses militares acerca da justificativa do Golpe de 1964 e a visão política e social consolidada pela caserna.

Com a crise política e econômica iniciada no segundo governo Dilma Rousseff e consolidada com o processo ilegal de seu impeachment, Jair Bolsonaro, então um irrelevante deputado federal do “baixo clero” da Câmara e conhecido pelas falas e discursos “polêmicos” sobre direitos humanos, direitos das mulheres, povos indígenas e outros temas, vai adquirindo apoio civil mas também amparo de militares para disputa eleitoral em 2018. Formando uma chapa com o General da reserva Hamilton Mourão, sua vitória e consequente governo iniciado em 2019 marcou um retorno dos militares ao centro do poder político e governamental.

Nesta conjuntura, o campo dos estudos sobre militares tem apresentado grandes transformações nos anos recentes, tais como estudos sobre Indústria de Defesa, Integração Regional, Política Externa e a participação militar, Operações de Paz, Estudos de Gênero e Forças Armadas, militares e Segurança Pública, Antropologia Militar, Estudos sobre a Família Militar, Mídia e Forças Armadas, entre outras perspectivas.

Assim, buscando reunir trabalhos inéditos e que apresentem contribuições substantivas para o campo dos estudos sobre Forças Armadas e a sociedade, convidamos estudiosas e estudiosos do tema a submeter trabalhos para compor este dossiê. Serão acolhidas discussões teóricas sobre as relações Civis-Militares, o pensamento político de militares contemporâneos, história militar, Sociologia e Antropologia Militares, análises empíricas sobre instituições militares, Família Militar (nas suas distintas acepções), análise de programas e projetos governamentais de Defesa, migrações e Forças Armadas, Operações de Paz, estudos de Fronteira e a participação de militares, Segurança Cibernética e Forças Armadas, Guerra Híbrida e novas ameaças, militares e redes sociais, entre outros temas relacionados.

Organização: Dra. Elaine Sueth – Instituto Federal Fluminense (IFF), M. Wallace Mello – Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Prazo de submissão: Prorrogado até 31/12/23

Publicação: maio/2024