Relato de experiência docente: ensino de História da África no CAP-Coluni

Autores

  • Samuel Torres Bueno Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Ensino de História. Ensino médio. Colégio de aplicação. Formação Inicial Docente.

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência referente à minha prática de iniciação à docência enquanto estagiário no CAP-Coluni, colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa. Tal estágio foi desenvolvido durante aproximadamente três meses, no segundo semestre de 2017. Neste período, acompanhei o cotidiano de uma professora regente em quatro turmas da série inicial do Ensino Médio. O relato divide-se em quatro partes: uma breve descrição da instituição; análise da prática docente da professora acompanhada; proposta e avaliação de intervenção pedagógica, enquanto estagiário. A experiência é considerada como uma excelente oportunidade de reflexão e vivência da docência, durante a formação inicial, suscitando possibilidades e desafios do ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Torres Bueno, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduando de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Viçosa. Possui interesse nos seguintes temas: diálogos entre história e cinema, e mais especificamente, no gênero documental; memória das ditaduras de segurança nacional implantadas no Cone Sul; história pública, usos sociais do passado, ensino de História e história do tempo presente.

Downloads

Publicado

2019-01-09

Edição

Seção

História na Sala de Aula