A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”

Autores

  • Cássia da Silva Dias Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Iara Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Joseane Pereira de Souza Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Palavras-chave:

Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-26

Edição

Seção

História na Sala de Aula