Sala de Espera Enquanto Estratégia Educativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF: Percepção dos Usuários do Município de Amargosa

Autores/as

Palabras clave:

NASF, Sala de Espera, Estratégia Educativa

Resumen

A "Sala de espera" é uma ferramenta de intervenção educativa utilizada pelos profissionais do NASF, privilegiado espaço de discussão para a promoção da saúde, favorecendo a troca de saberes entre profissional e usuário, através de dinâmicas, diálogos, elucidações, configurando-se como ambiente de discussão, reflexão, empoderamento e estímulo a autocuidado. O presente artigo teve como objetivo discutir a percepção e satisfação dos usuários das Unidades da Saúde da Família do município de Amargosa, diante da sala de espera enquanto estratégia educativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF. Na metodologia, foi utilizada a abordagem qualitativa, recorrendo ao levantamento bibliográfico, entrevista semiestruturada e observação enquanto instrumentos de coleta de dados para posterior proceder a tabulação e análise dos mesmos. Enquanto resultados levantados, pode-se perceber que os usuários têm a sala de espera enquanto uma estratégia educativa eficiente, o que confirma a importância desses espaços e estratégias para o desenvolvimento de ações efetivas em saúde, promovendo a socialização de conhecimentos relevantes e que contribuem consideravelmente na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

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Publicado

2024-11-19

Cómo citar

Santos, E. S. dos, & Magalhães, C. G. (2024). Sala de Espera Enquanto Estratégia Educativa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF: Percepção dos Usuários do Município de Amargosa. Revista Acadêmica GUETO, 4(08). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5103