EM MEIO AOS CENÁRIOS DE DIFICULDADES: EXEMPLOS QUE INSPIRAM A SALA DE AULA VULNERÁVEL

Autores

  • Kelly Barros
  • Otto Henrique Ferreira

Palavras-chave:

Vunerabilidade Social, Criança, Esperança

Resumo

Este artigo, que se propõe a partilha, não objetiva metodologizar ou apresentar uma revisão bibliográfica que justifique a natureza dessa ou daquela pesquisa. Isto porque, a intenção deste texto é citar exemplos que nos façam olhar a sala de aula para além de suas fissuras e fragilidades que constituem a(s) identidade(s) de muitos(as) alunos(as) da escola pública. Para tanto, iremos mencionar o impacto das questões sociais (ZICK, 2010) na aprendizagem de crianças que, apesar de alguns projetos políticos-pedagógicos, ainda estão sob a condição vulnerável de aprender. A respeito desse aprendizado, uma vez que é necessário compreendermos o valor das interações do(a) aluno(a) com o ambiente escolar, fizemos a escolha por localizá-lo dentro dos espaços que Vygotsky (1991) dividiu em nível de desenvolvimento real (ZDR), nível de desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Durante a escrita, acreditamos ser válido lembrar que o Estado, por muitas vezes, tem sido responsável pela implantação de uma necropolítica de abusos e de ignorância da existência de corpos infantis que desejam estudar. Dito isto, concordamos que os modelos apresentados no texto servem para nos encher de possibilidades e de esperança (FERIRE, 1997) de que esses corpos podem e devem ter acesso a escola como um ambiente inclusivo na prática. Por essa razão, concluímos com a apresentação de ações, de iniciativas e de coletivos que estão empenhados na busca por mudanças de representações e desconstrução do arquétipo do(a) menor incapaz de realizar e de saber

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Barros, K., & Ferreira, O. H. (2024). EM MEIO AOS CENÁRIOS DE DIFICULDADES: EXEMPLOS QUE INSPIRAM A SALA DE AULA VULNERÁVEL. Revista Acadêmica GUETO, 8(16). Recuperado de https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5206

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