Processo de Avaliação pelos Pares
Os textos submetidos à Griot : Revista de Filosofia são inicialmente avaliados pelos editores para verificar se estão de acordo com o Escopo/Foco da revista e em conformidade com as Diretrizes para Autores. Os textos aprovados nessa fase são encaminhados a um membro especialista do Conselho Editorial e a dois avaliadores especialistas externos do Conselho Científico ( sem qualquer víncuilo com a UFRB) ou aos pareceristas ad hoc especialistas na área para avaliação “duplo cega”; havendo necessidade, os artigos serão encaminhados a outros avaliadores.
Todo o processo de avaliação, da recepção do artigo até o resultado final, demora de 4 a 8 semanas; a taxa de rejeição por volume é de 65 a 73%. A publicação dos artigos aprovados segue rigorosamente a periodicidade da Revista: fevereiro, junho e outubro.
No processo de avaliação “duplo cega” pelos pares, as identidades dos avaliadores e dos autores são ocultadas de ambas as partes. Os resultados das avaliações podem ser: “aceito”, “aceito com modificações” e “rejeitado”. Os avaliadores observarão os seguintes critérios:
-
Originalidade e contribuição para a área de Filosofia
-
Adequação do título, resumo e palavras – chave ao conteúdo
-
Consistência e pertinência das referências utilizadas
-
Relevância e novidade do tema abordado
-
Clareza do tema e dos objetivos
-
Qualidade da escrita e clareza dos argumentos