O belo enquanto congruentia partium: a harmonia na beleza sensível em Santo Agostinho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v16i2.763

Palavras-chave:

Beleza sensível; Harmonia; Mundo.

Resumo

Uma boa parte dos textos que versam acerca da beleza em Agostinho tem, como pano de fundo os ataques à beleza do mundo desenvolvido pelos maniqueus. Assim, o pensador objetivando defender a tese de um cosmos belo, procura construir uma definição de beleza sensível deveras ampla, que possa abarcar criaturas aparentemente despidas de beleza segundo a ótica humana. No presente artigo, estudaremos a categoria do belo da congruentia partium, que nosso filósofo desenvolve em uma definição da beleza sensível, expostas em dois textos, notadamente a Epístola III e no Sobre a Cidade de Deus. Nos mencionados textos, o pensador parte da estrutura da definição de beleza enquanto simetria apresentada pelo filósofo Cícero em sua obra Tusculanae Disputationes, todavia, utiliza-a para teorizar um conceito de congruentia partium, conceito esse bem mais amplo que a simetria, e, portanto, mais útil ao debate que ele enfrentava.

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Biografia do Autor

Ricardo Evangelista Brandão, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutor em Filosofia pela Universidade Fedral de Pernanbuco (UFPE), Pernambuco – Brasil. Professor de Filosofia do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Belo Jardim, Pernambuco – Brasil.

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

BRANDÃO, Ricardo Evangelista. O belo enquanto congruentia partium: a harmonia na beleza sensível em Santo Agostinho. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 322–333, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v16i2.763. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/763. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos