Robert Nozick e sua teoria política: seria uma abordagem razoável para a sociedade contemporânea?
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v12i2.666Palavras-chave:
Estado mínimo; Libertarianismo; Concepção política de justiça.Resumo
Para Robert Nozick, é preciso entender se o Estado é necessário e o modo como ele pode ser compreendido sem ofender direitos (como o direito natural de não coerção). O presente trabalho tem por objetivo explorar conceitos elementares da teoria de Robert Nozick para a conformação de uma teoria política razoável. Inicialmente, foi apresentado um panorama da concepção libertária desenvolvida por Nozick, baseado na primeira parte da obra Anarquia, Estado e Utopia (1974), tendo em vista que é um autor de bases teóricas distintas e pouco estudado pela academia. Posteriormente, foram analisados alguns aspectos de sua ideia de sociedade política e de seus integrantes, confrontando com conceitos teóricos do pensador contemporâneo John Rawls. Por fim, algumas características de tese de Nozick foram examinados para entender se seria uma doutrina abrangente e como poderia ser caracterizada como racional e razoável frente a pluralidade de concepções da boa vida
Downloads
Referências
ANDRADE, Igor Ascarelli Castro de. O Liberalismo Político de Rawls ante a Teoria Discursiva de Habermas: o consenso por sobreposição e a razão pública na fundamentação liberal do Estado Democrático de Direito. Rev. Fac. Direito, UFMG, Belo Horizonte, n. 53, p. 177-202, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/82/78> Acesso em: 06 jan. 2015.
BARRETO, André Assi. A defesa do libertarianismo de Robert Nozick. In: XVI Encontro Nacional da ANPOF, 2014, Campos do Jordão. Disponível em: . Acesso em 22 dez. 2014.
DWORKIN, Ronald. Justice for Hedgehogs. Massachusetts: Harvard University Press, 2011.
GARGARELLA, Roberto. As teorias da justiça depois de Rawls: um breve manual de filosofia política. Trad. Alonso Reis Freire. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
KYMLICKA, Will. Filosofia política contemporânea. Trad. Luís Carlos Borges. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MORRESI, Sergio D. Robert Nozick e o liberalismo fora de esquadro. Revista Lua Nova, vol. 55/56, 2002, p. 285-296.
NAGEL, Thomas. Nozick: Libertarianism without Foundations. In: Other Minds. Critical Essays 1969-1994. Oxford University Press, 1995, p. 137 – 149.
NOZICK, Robert. Anarquia, Estado e Utopia. Trad. Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
RAWLS, John. O Liberalismo Político. Trad. Dinah de Abreu Azevedo. 2. ed. 2. imp. São Paulo: Editora Ática, 2000a.
RAWLS, John. Justiça e Democracia. Trad. Irene A. Paternot. São Paulo: Martins Fontes, 2000b.
RAWLS, John. O Liberalismo Político. Trad. Álvaro de Vita. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
RAWLS, John. Teoría de la justicia. trad. de María Dolores González. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.
RAWLS, John. A theory of justice. Ed. Rev. Massachusetts: Harvard University Press, 1999.
SILVEIRA, Denis Coutinho. A Justificação por Consenso Sobreposto em John Rawls. Philósophos. 12 (1): 11-37, jan./jun. 2007. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/philosophos/article/view/4764> Acesso em: 19 jan. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...