Do amor como princípio e da filosofia como salvação: pressupostos de uma espiritualidade laica
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v12i2.650Palavras-chave:
Luc Ferry; Soteriologia; Espiritualidade; Imanência; Amor.Resumo
Num momento em que a fé e as instituições religiosas parecem caducar temos como movimento oposto a valorização da espiritualidade, pelo menos no que tange à proposta filosófica de Luc Ferry. Secularizando o amor cristão, o autor nos apresenta uma filosofia que é capaz de salvar o homem através do sentido que dado à vida, ou seja, não se espera ser salvos por um absoluto existente fora do mundo, mas a salvação depende unicamente do homem. Nesse sentido, à medida em que fazemos escolhas e projetos individuais, liquidamos com toda forma de pensamento determinista. Neste aspecto, cabe à espiritualidade a tarefa de despertar o homem para a necessidade de se afirmar enquanto sujeito e ao mesmo tempo sair de si mesmo, em direção ao outro, como confirmação de uma espiritualidade laica pautada na compaixão e no amor. No entanto, não se trata de uma espiritualidade sentimentalista, mas antes, uma espiritualidade em conformidade com a tradição filosófica e com a racionalidade humanista. Dessa forma, o espiritual não estará relegado ao âmbito privado, mas alcançará até mesmo as ações políticas e a vida social. Finalmente, perceberemos que essa espiritualidade laica que fundamenta as ações humanitárias e a própria relação familiar se assemelha em muitos aspectos com a proposta agápica do amor cristão.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. Comentário da primeira epistola de São João. Trad. de Nair de Assis Oliveira. São Paulo: Paulinas, 1989.
COMTE-SPONVILLE, André. O espírito do ateísmo. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
FERRY, Luc. A revolução do amor, por uma espiritualidade laica. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012a.
FERRY, Luc. Aprender a viver. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.
FERRY, Luc. Do amor, uma filosofia para o século XXI. Rio de Janeiro: DIFEL, 2013.
FERRY, Luc. Famílias, amo vocês, política e vida privada na época da globalização. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008a.
FERRY, Luc. O anticonformista, uma autobiografia intelectual; entrevistas com Alexandra Laignel- Lavastine. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012c.
FERRY, Luc. O homem-Deus, ou, O sentido da vida. Rio de Janeiro: DIFEL, 2012b.
FERRY, Luc. O que é uma vida bem sucedida? Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.
FERRY, Luc. Vencer os medos, a filosofia como amor à sabedoria. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FERRY, Luc; COMTE- SPONVILLE, André. A sabedoria dos modernos, dez questões para o nosso tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FERRY, Luc; JERPHAGNON, Lucien. A tentação do cristianismo, de seita a civilização; Rio de Janeiro: Objetiva, 2012d.
FEUERBACH, Ludwig. A essência do cristianismo. Petrópolis: Vozes, 2007.
KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. São Paulo: Escala, 2006.
NIETZSCHE, Frederich. Para além do bem e do mal, ou prelúdio de uma filosofia do futuro. Curitiba: Hemus, [200-]. Disponível em: http://ghiraldelli.pro.br/wp-content/uploads/alem-do-bem-e-do-mal.pdf. Acesso em 23/04/2015.
SOLOMON, Robert C. Espiritualidade para céticos. São Paulo: Civilização Brasileira, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...