Estado e terror nos tempos de cólera
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v9i1.588Palavras-chave:
Terrorismo; Estado; Violência; Segurança; Alteridade.Resumo
Este artigo problematiza as categorizações operacionalizadas por políticas públicas de exceção e de contenção da violência, no que tange a construção de certa “identidade do terror”, isto é, um arranjo classificatório e universalizante que desempenha um papel essencial na identificação de grupos, supostamente “perigosos”, com o terror. Nesse sentido, analisaremos três exemplos de diferentes circunstâncias envolvendo atentados [terroristas] e o tratamento oficial recebido por eles quanto à sua natureza. Pretende-se, assim, associar a dimensão das identidades e das representações sociais às políticas públicas de segurança, legitimando a instauração de mecanismos de exceção, dispositivos de segurança e gerenciamento, que se estendem desde a própria população até aquelas espalhadas pelo globo.
Downloads
Referências
BATISTA, N. Reflexões Sobre Terrorismos. In: PASSETTI, E. & OLIVEIRA, S. [orgs.] Terrorismos. São Paulo: EDUC, 2006.
FERRAZ, M.C.F. Terrorismo: “Nós”, o “Inimigo” e o “Outro”. In: PASSETTI, E. & OLIVEIRA, S. [orgs.] Terrorismos. São Paulo: EDUC, 2006.
FOUCAULT, M. Dits et écrits. Paris, Gallimard, 1994, v. IV.
FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade – Curso no Collège de France 1975-1976. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
HARAZIM, D. O Medo do Outro. O GLOBO, Rio de Janeiro, 21 de abril de 2013, Caderno Mundo.
LAQUEUR, W. “Reflexões sobre o terrorismo”. Diálogo, nº 4, Vol. 20, 1987.
PASSETTI, E. Terrorismo, Demônios e Insurgências. In: PASSETTI, E. & OLIVEIRA, S. [orgs.] Terrorismos. São Paulo: EDUC, 2006.
ŽIŽEK, S. Bem-vindo ao deserto do real!: cinco ensaios sobre o 11 de setembro e datas relacionadas. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...