Arte e cultura em Herbert Marcuse: a fruição estética na cultura afirmativa
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.563Palavras-chave:
Cultura afirmativa; Estética; Sociedade; Civilização.Resumo
Este artigo tem como objetivo trazer uma análise da noção de "cultura afirmativa" em Herbert Marcuse, estabelecendo algumas aproximações de sua teoria crítica com as reflexões a respeito da técnica empreendidas por Martin Heidegger. O que temos em mente é que a cultura forma a sociedade, constituindo a civilização. Mas será que podemos dizer que civilização e sociedade são a mesma coisa? Será que a cultura realmente é aquilo que forma a sociedade e a civilização? A preocupação que devemos ter, portanto, é tentar definir o que nos faz sermos humanos e o que nos faz viver em sociedade. Com esta análise, essencialmente bibliográfica, pretendemos mostrar que Marcuse pode nos apontar um caminho para a superação da "cultura afirmativa", buscando uma fruição estética que esteja acima das relações econômicas e ideológicas da sociedade burguesa.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. ; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. 2º ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.
HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. 2º ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1978.
HORKHEIMER, Max. Filosofia e Teoria Crítica. In: Textos Escolhidos. São paulo: Cultura, 1968, p. 163. (Coleção Os Pensadores).
MARCUSE, Herbert. Sobre o caráter afirmativo da cultura. In: Cultura e Sociedade - Vol. 1. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MICHELAZZO, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade: Heidegger e a reconstrução do real. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1999.
SILVA, Rafael Cordeiro. A arte e reconciliação em Herbert Marcuse. Trans/Form/Ação, São Paulo, Vol. 28, nº. 1. 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...