A crítica de Emmanuel Mounier ao problema do homem singular no marxismo
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v7i1.553Palavras-chave:
Comunidade; Marxismo; Personalismo; Singularidade.Resumo
Emmanuel Mounier busca um possível diálogo entre o personalismo e o marxismo. Este diálogo é ciente dos pontos de contato e de afastamento entre as duas teorias. Mounier não aceita o que ele chama de redução materialista do ser pessoal e insiste na consideração do espírito como constituinte da pessoa tanto quanto a matéria. Um reforma da sociedade precisa estar atenta tanto ao aspecto material como espiritual e moral da pessoa e da sociedade em que ela está situada. No projeto de revolução personalista e comunitária Mounier afirma ser fundamental que a questão do homem singular nunca seja considerada adiável, mas como uma preocupação simultânea às de ordem política e econômica.
Downloads
Referências
AGUIAR, Odilio Alves; OLIVEIRA, Manfredo Araújo de; SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. (Orgs). Filosofia Política Contemporânea. Petrópoles: Vozes, 2003.
EAGLETON, Terry. Marx e a Liberdade. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
MOUNIER, Emmanuel. O Compromisso da Fé. São Paulo: Duas Cidades, 1971.
MOUNIER, Emmanuel. O Personalismo. São Paulo: Martins Fontes, 1976.
MOUNIER, Emmanuel. Manifesto ao Serviço do Personalismo. Lisboa: Moraes, 1967.
MOUNIER, Emmanuel. ¿Qué es el Personalismo? Buenos Aires: Ediciones Critério, 1956.
LAREO, Dolores Conesa. Persona, Vocación y amor en el pensamiento de Louis Lavelle.. 2007. 305f. Tese (Doutorado em Teologia) – Facultad de Teologia, Universidad de Navarra, Pamplona, 2007. Disponível em: < http://dspace.unav.es/dspace/handle/10171/6736>. Acesso em: 12 de Mai/2010.
LOPEZ, Fernando Vela. Persona, Poder, Educacion: Una lectura de E. Mounier. Salamanca: Editorial San Esteban, 1989.
MOIX, Candide. O Pensamento de Emmanuel Mounier. São Paulo: Paz e Terra, 1968.
ROCHA, Acílio da Silva Estanqueiro. Personalismo e Europeísmo: Pessoa, Cultura, Europa, in: José Luís Brandão da Luz. Caminhos do Pensamento. Lisboa: Edições Colibri/Universidade dos Açores, 2006.
VAZ, Henrique de Lima. Antropologia Filosófica. v. 1. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Antonio Glauton Varela Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...