Toda fonte pode estar envenenada: sobre deepfakes e a ameaça de apocalipse epistêmico
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v25i2.5296Palavras-chave:
Apocalipse Epistêmico; Deepfake; Epistemologia Social; Fake News; História da Falsificação.Resumo
Este artigo visa argumentar sobre o problema das denominadas deepfakes em ambientes epistêmicos e como tal fenômeno é uma ameaça às estruturas de obtenção, armazenamento, divulgação de informação e aquisição de conhecimento. Para isso, faremos uma análise das principais semelhanças e distinções ao fenômeno das fake news e como ela é um tipo de desinformação substancialmente perniciosa, fazendo com que haja perda generalizada tanto de confiabilidade em qualquer ambiente virtual em que possa incidir tais falsificações, quanto de credibilidade dos agentes epistêmicos envolvidos na deepfake. Desta forma, buscamos embasar nossa posição às críticas sobre a possibilidade deste apocalipse epistêmico com investigações históricas sobre casos diversos de enganação e falsificação de moeda corrente com consequências sociais, econômicas e políticas. Pontua-se com base nesta análise que procedimentos de autenticação estão sempre presentes e podem ser implementados para mitigar o espalhamento de desinformação nas redes, adotando uma posição moderada com relação a esta ameaça.
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