Retórica e filosofia no Fedro de Platão: uma crítica à leitura de Trabattoni
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.507Palavras-chave:
Éros; Dialética; Filosofia; Retórica.Resumo
O diálogo Fedro apresenta um difícil problema de interpretação para os leitores de Platão: como unificar as duas principais temáticas discutidas no texto – a do amor e a da arte dos discursos. Em trabalho recente, o comentador italiano Franco Trabattoni propõe como chave de leitura a ideia de que Platão vincula os temas do amor e da arte dos discursos por meio de uma tese acerca da natureza do pensamento e do discurso filosófico. Segundo Trabattoni, a tese em questão implica um reconhecimento das limitações do conhecimento filosófico em sua pretensão de acesso à verdade. Ao longo deste artigo será argumentado que a leitura de Trabattoni, ao omitir aspectos importantes do texto de Platão, é inadequada.
Downloads
Referências
CALVO, Tomas. “Socrates first speech in the Phaedrus and Plato’s criticism of rethoric” in ROSSETI, L. (ed.) Understanding the Phaedrus – Proceedings of the II Symposium Platonicum. Sankt Augustin: Academia Verlag, 1992.
KHAN, Charles H. Plato and the socratic dialogue: the philosophical use of a literary form. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.
PLATO. Phaedrus. Translated by Harold N. Flower. London: Harvard University Press, 2005 (Loeb Classical Library).
PERINE, Marcelo. Retórica é/e filosofia. Leituras do Fedro, p. 1. Comunicação proferida no X Simpósio Interdisciplinar de Estudos Greco-Romanos, 2003.
TRABATTONI, Franco. Oralidade e escrita em Platão. Tradução de Fernando E. de B. R. Puente e Roberto B. Filho. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...