A música em Schelling e o ritmo universal do absoluto

Autores

  • Evelyn G. Petersen de Barros Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v4i2.503

Palavras-chave:

Schelling; Filosofia da música; Filosofia da arte; Ritmo; Idealismo alemão.

Resumo

O presente artigo visa problematizar a concepção de música proposta pelo filósofo Friedrich Schelling em sua obra ‘Filosofia da Arte’, na qual essa forma artística é concebida enquanto uma potência (Potenz) real do Absoluto. Desse modo, pretende-se apontar para o caráter inovador e peculiar da concepção schelliniana em contraste com a noção romântica de música absoluta, assim como situá-la dentro do panorama geral do sistema de identidades desenvolvido pelo autor.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evelyn G. Petersen de Barros, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná – Brasil.

Referências

BARROS, Fernando de Moraes. “Schelling e a constituição da estética musical”. In. Trans/Form/Ação, São Paulo, 2007. pp 93-114.

BERMAN, A prova do estrangeiro: Bauru. Edusc, 2002.

BIDDLE, Ian D. Autonomy, Ontology and the Ideal: Music Theory and Philosophical Aesthetics in Early Nineteenth-Century German Thought; Newcast upon Tyne, Newcast University library; 1995.

BOWIE, Andrew. Music, Philosophy and Modernity; London, Cambridge; 2007.

BONDS, Evan Mark. Music as though; Princeton, Princeton University Press; 2006.

HOFFMANN, E.T.A. Schriften zur Musik; Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1971.

KANT, IMMANUEL. Crítica da faculdade de julgar; Tradução de Antonio Marques e Valerio Rohden. Edições Braile, 1997.

KNITTTERMEYER, Hinrich: Schelling und die Romantische Schule; München; ed. Ernst Reinhartdt; 1928.

MANN, Thomas. Doutor Fausto; Tradução Herbert Caro; Nova Fronteira, 1947.

PARRET, Hermann. “Kant on music and the hierarchy of arts”, In Journal of Aesthetics and Art Criticism, 1998, pp. 251-264.

ROSEN, Charles. A geração Romântica. São Paulo, Edusp, 2000.

SCHELLING, F.W.J. Filosofia da Arte; Tradução Márcio Suzuki. São Paulo; Edusp; 2001.

SCHELLING, F.W.J. Werke. Auswahl in drei Bänden. Editor Otto Weiß, Fritz Eckardt, Leipzig, 1907. Vol. 2.

SCHUELLER, Herbert. “Schelling’s Theory of the metaphysics of music”, In The journal of aesthetics and art criticism, 1957, pp. 461-476.

SCRUTON, Roger. The aesthetic understanding: Essays in the philosophy of art and culture, London, ed. Methuen and Co. Ltd, 1987.

VIEIRA, Leonardo Alves. Schelling. Rio de Janeiro, Zahar, 2007.

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

BARROS, Evelyn G. Petersen de. A música em Schelling e o ritmo universal do absoluto. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 44–59, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v4i2.503. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/503. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos