Possibilidade e totalidade: divergência ou convergência das séries? um estudo acerca da relação Leibniz e Bergson
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v3i1.492Palavras-chave:
Bergson; Leibniz; Incompossibilidade; Tendência; Evolução Criadora.Resumo
O artigo pretende estabelecer uma relação entre Leibniz e Bergson a partir do problema bergsoniano da divergência das direções, séries e tendências de evolução da vida e do conceito de incompossibilidade em Leibniz. Para Leibniz a incompossibilidade é um princípio de exclusão de séries que pertencem a mundos possíveis diferentes pensados como totalidades seqüenciais completas e determinados internamente. Para Bergson a vida é entrosamento mútuo de tendências e a evolução criadora é impulso ao desdobramento destas tendências que se desenvolvem em direções ou séries divergentes. Estas tendências diferentes que se mantêm unidas na origem e que se atualizam em direções ou séries evolutivas divergentes podem ser ditas incompossíveis?
Downloads
Referências
BERGSON, H. Essai sur les données immédiates de la conscience. Paris: Quadrige/ PUF, 1997.
BERGSON, H. A Evolução Criadora. Trad. Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
BERGSON, H. O pensamento e o Movente. Trad. Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o Barroco. Trad. Luiz B.L. Orlandi. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LEIBNIZ, G. W. Discurso de Metafísica e outros textos. Apresentação e notas de Tessa Moura Lacerda. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
LEIBNIZ, G. W. Essais de Théodicée: Sur la bonté de Dieu, la liberté de l’homme et l’origine du mal. Préface et notes de Jacques Jalabert. Paris: Aubier Montaigne: 1956.
WORMS, F. Annales Bergsoniennes lll: Bergson et la science, avec des inédits de Bergson, Canguilhem, Cassier. Paris: PUF: 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...