Michel Onfray e o ateísmo contemporâneo: considerações e balanço crítico ao Tratado de ateologia
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2434Palavras-chave:
Ateologia; Baumier; Fernandez; Monoteísmos; Onfray.Resumo
O presente artigo apresenta aquilo que se compreende como o “ateísmo do filósofo Michel Onfray”. Para tanto, desenvolve-se uma investigação baseada na obra Tratado de Ateologia a fim de balizar pontos de suas reflexões. Onfray responsabiliza os monoteísmos cristão, judaico e islâmico por introjetarem as consciências da culpa, do pecado e da pulsão da morte impedindo os homens de se reconciliarem com aquilo que entende como realidade. O estudo da filosofia onfraryana ainda nos leva à tese de que a sua ontologia materialista pressupõe a inserção de um plano ético-hedonista, passível de superar os obstáculos psíquicos causados pelas religiões monoteístas. Em sequência, a análise crítica tem a contribuição dos autores Irene Fernandez e Mathieu Baumier, cujo interesse é evidenciar o quanto os argumentos capazes de apontar a intolerância religiosa também podem ser motivados pelo desprezo passional à vida religiosa, afetando, consequentemente, os fundamentos dispostos a provarem ser possível existir um mundo sem deuses, crenças ou religiões.
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Referências
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