Do singular ao singular: finitude, trans-historicidade e compreensão em Sartre
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2192Palavras-chave:
Ontologia; Fenomenologia; Dialética; Liberdade; Finitude.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar na filosofia de Sartre a relação entre as subjetividades a partir da noção de compreensão. Diferenciando conhecimento de compreensão, Sartre propõe que pela compreensão seja possível apreender a subjetividade sem torná-la um saber objetivo. Embora aponte isso em vários de seus estudos é na conferência sobre Kierkegaard que tal tese se torna mais manifesta. Neste artigo procuramos demonstrar que essa tese modifica toda uma percepção sobre a liberdade, de modo que ela enquanto singularidade possui uma dimensão trans-histórica, ao mesmo passo em que só pode ser tomada, em sua finitude própria, pela compreensão. Tal tese não contraria as da ontologia, mas, justamente, legitima nela o Ser como finitude. Por fim, a liberdade não é denotada como um saber objetivo, mas como um convite à compreensão de nós mesmos.
Downloads
Referências
BORNHEIM, Gérd Alberto. O Idiota e o Espírito Objetivo. Rio de Janeiro: UAPÊ e SEAF, 1998.
BORNHEIM, Gérd Alberto. Dialética: teoria e práxis - ensaio para uma crítica da fundamentação ontológica da Dialética. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1983.
SARTRE, Jean-Paul. Crítica da Razão Dialética – Tomo I: Teoria dos conjuntos práticos, precedido por Questão de método. Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira. Rio de Janeiro: DP&A, 2002a.
SARTRE, Jean-Paul. Cahiers por une morale. France: Gallimard, 1983.
SARTRE, Jean-Paul. L’être et le néant – Essai d’ontologie phénoménologuique. France: Gallimard, 2007.
SARTRE, Jean-Paul. Saint Genet – ator e mártir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002b.
SARTRE, Jean-Paul. L’ Universel Singulier. In. Situations IX. Gallimard, Paris, 1972.
SARTRE, Jean-Paul. O Idiota da Família – Gustave Flaubert de 1821 a 1857. Vol. 1. Porto Alegre, RS: L&PM, 2013.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Conhecimento e identidade histórica em Sartre. Trans/form/Ação, São Paulo, 26(2): 43-64, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Prates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...