A psicologia de Evágrio Pôntico: o caminho da práxis
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i3.1895Palavras-chave:
Apatheía; Pensamentos passionais; Paixões; Terapêutica.Resumo
Os escritos de Evágrio Pôntico, monge do século IV, embora não constituindo um sistema filosófico, são de capital importância para compreendermos o desenvolvimento da cultura ocidental. No presente trabalho, todavia, operamos um corte epistemológico diferente. Buscamos na sua obra Tratado Prático, primeira parte de uma trilogia de teologia espiritual, elementos de uma doutrina psicológica que, é o que pretendemos demonstrar, se constitui em verdadeira terapêutica. Assim, exploramos alguns conceitos fundamentais dessa obra, tais como os de impassibilidade (apatheía), de pensamentos passionais (logismoí), e o de paixões (páthos), e também doutrinas importantes, como a da divisão tripartite da alma e a demonologia evagriana (onde os demônios, a nosso ver, representariam facetas inconscientes do desejo).
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. De Anima. São Paulo: Editora 34, 2006.
EVAGRE LE PONTIQUE. Traité pratique sur la vie monastique. Paris: Éditions du Cerf, 1971. (Sources Chrétiennes).
EVAGRIO PONTICO. Trattato pratico sulla vita monastica. Roma: Cittá Nuova, 1992. (Collana di testi patristici).
FRANGIOTTI, Roque. Apresentação. In: PADRES Apostólicos. São Paulo: Paulus, 1995.
FREUD, Sigmund. O ego e o id. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud Vol XIX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LACAN, Jacques. O seminário livro V. As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
MESSIAS, Teresa. Evágrio Pôntico. Introdução à vida, obra e teologia espiritual. In: Atualidade Teológica. Ano XVII, n. 44. Maio a agosto/2013. Rio de Janeiro: PUC-Rio. pp. 292-318.
VERÇOSA FILHO, Elcio. Paixões e demônios. As figuras do mal na psique e seu significado ascético na doutrina de Evágrio Pôntico. In: Revista Último Andar. n. 24, dez, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mariana Paolozzi Sérvulo da Cunha, Marcus Vinicius de Souza Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...