Wittgenstein sobre método teológico e predestinação
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i3.1894Palavras-chave:
Wittgenstein; Filosofia da Religião; Método Teológico; Predestinação.Resumo
O artigo apresenta algumas contribuições da filosofia wittgensteiniana para a teologia filosófica. Para isso, divide-se em dois momentos. O objetivo do primeiro momento é, por assim dizer, o esclarecimento da semântica do discurso teológico. Veremos que, de acordo com Wittgenstein, a significância deste discurso depende, necessariamente, da ligação das doutrinas com performances; dito de outro modo, as sentenças teológicas só são significativas quando ligam-se às vidas dos usuários da linguagem de um ponto de vista prático e valorativo e não meramente teórico. Ao não cumprir esse critério a doutrina precisaria ser rejeitada ou refraseada (esclarecer o conceito de refraseamento também é objetivo do primeiro momento). Veremos que este, digamos, método teológico, pode ser encontrado, mutatis mutandis, tanto na primeira quanto na segunda filosofia de Wittgenstein. O objetivo do segundo momento é a discussão de um estudo de caso sobre a doutrina da predestinação. Tal discussão nos mostrará de que modo o próprio Wittgenstein aplica o seu método teológico, esclarecido por nós no primeiro momento do artigo.
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