A experiência musical e a interpretação simbólico-transcendental a partir de Ernst Cassirer e Susanne Langer

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v19i3.1224

Mots-clés :

Experiência Musical; Simbolismo; Arte.

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de aprofundar o debate sobre a noção de experiência musical, explicitando os aspectos epistemológicos de uma interpretação filosófica a qual chamamos de simbólico-transcendental. Trata-se do projeto teórico iniciado por Ernst Cassirer, e retomado por Susanne Langer, o qual defende que as manifestações da Cultura são formas simbólicas particulares, quais sejam: conhecimento, linguagem, mito, religião e arte, sendo a partir destas que é possível ao espírito humano significar o real de modo objetivo. A capacidade de simbolizar, por sua vez, constitui-se como resultado de uma função operativa, transcendental e válida a priori, a qual é o aspecto fundante que marca a diferença entre o homens e animais, por exemplo. Para que a experiência musical possa ser entendida nos termos da interpretação simbólico-transcendental que construiremos aqui, realizaremos um percurso argumentativo cujo três momentos centrais são: i) a compreensão da arte como uma forma simbólica particular, ii) a distinção entre arte e linguagem enquanto formas simbólicas e como condição necessária  para a teoria da arte de Susanne Langer e iii) os aspectos constitutivos da experiência musical (significação, produção e recepção).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ivanio Lopes de Azevedo Junior, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza – CE, Brasil. Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Juazeiro do Norte – CE, Brasil.

Références

BARBOSA, Alexandre de Moura. Da representação à apresentação: crítica hegeliana à matemática como método para a filosofia. In: COLÓQUIO IMAGO, II, 2009, Crato, CE. Anais... Crato, CE, 2009.p. 109-118.

BELL, Clive. Art. 1914. London: Chatto and Windus, 1924.

CASSIRER, E. The logic of the cultural sciences: five studies. New Haven: Yale University Press, 2000.

CASSIRER, Ernst. A Filosofia das formas simbólicas. V. I. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

DILTHEY, Wilhelm. A construção do mundo histórico nas ciências humanas. São Paulo: Ed. Unesp, 2010

FELÍCIO, Vera Lúcia. Suzanne K. Langer-Filosofia em nova chave. Discurso, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 253-258, 1973. Disponível em: <http://filosofia.fflch.usp.br/publicacoes/discurso/D3>.

FOL, Sylvia. Billie Holiday. Porto Alegre: L&PM, 2010.

INNIS, Robert E. Susanne Langer in Focus: The Sybolic Mind. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 2009.

LANGER, Susanne. Filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 1971.

LANGER, Susanne. Filosofia em nova chave. São Paulo: Perspectiva, 2004.

LANGER, Susanne. Philosophy in a new key. The New American Library, 1954.

LANGER, Susanne. Sentimento e Forma. São Paulo: Perspectiva, 2011.

LAZZARIN, Luís Fernando. Uma compreensão da experiência com música através da crítica de duas filosofias da educação musical. 2004. 170f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

Téléchargements

Publiée

2019-10-15

Comment citer

DE AZEVEDO JUNIOR, Ivanio Lopes. A experiência musical e a interpretação simbólico-transcendental a partir de Ernst Cassirer e Susanne Langer. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 230–246, 2019. DOI: 10.31977/grirfi.v19i3.1224. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1224. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos